Um brinde ao verão! Novo robô com guia linear da igus extrai cerveja em segundos

outubro 18, 2023

One Two Beer GmbH desenvolve torneiras de cerveja automáticas com a tecnologia linear drylin higiênica e livre de lubrificação

Os fusos higiênicos e livres de lubrificação da igus permitem uma cerveja refrescante e rápida. (Fonte: igus GmbH & One Two Beer GmbH)

A temporada de festivais está em pleno andamento. Para manter as filas na cerveja em tamanhos razoáveis, a One Two Beer GmbH desenvolveu uma torneira automática de cerveja. O seu núcleo é uma cabeça de torneira móvel que se move para o fundo do copo, e enche em cinco segundos sem espuma – construída com um fuso de avanço durável, higiênico e livre de lubrificação da linha dryspin da igus.

Temporada de festivais na Alemanha. Sua banda favorita está tocando, uma brisa suave está soprando, o clima é ótimo. Tudo que você precisa agora é uma cerveja gelada. Então você vai para a barraca de cerveja. No entanto, uma surpresa desagradável espera por você lá: a fila é tão longa que você perde três músicas. A One Two Beer GmbH de Viena gostaria de poupar os frequentadores de shows desse aborrecimento. Por isso, desenvolveu uma torneira de cerveja automática. Dois copos de plástico são colocados lado a lado – como uma máquina de café. Com o toque de um botão, as cabeças dispensadoras se movem para o fundo de cada copo. A cerveja flui. Bater na parte inferior elimina a formação de espuma. A cerveja é servida em apenas cinco segundos, então os frequentadores do show não precisam esperar muito. Os vendedores de cerveja desfrutam do suporte da máquina em tempos de escassez de mão de obra.

Eles não queriam lubrificação

Por mais simples e elegante que o robô de cerveja possa parecer, construí-lo foi um desafio técnico. “Para bater em questão de segundos, um item necessário era uma guia linear rápida com o mínimo de atrito possível”, diz Tamás Kozma, Diretor de Informações da One Two Beer GmbH. O sistema precisava funcionar dentro de um décimo de milímetro. Precisava ser o mais compacto possível para permitir um transporte rápido. E tinha que ser insensível ao ambiente hostil do festival, que inclui poeira, altas temperaturas e condensação. “Como nossa máquina trabalha no setor de alimentos, uma aplicação 100% livre de lubrificação com conformidade com a FDA também foi crucial para nós.” Depois de uma longa pesquisa, os engenheiros da empresa finalmente encontraram a igus, onde encontraram um sistema que atende a esses requisitos: uma unidade de guia linear completa composta por um fuso de avanço compacto da linha dryspi, a porca de fuso o e um motor de passo adequado.

Plástico de alto desempenho e aço inoxidável permitem operação a seco higiênica e livre de problemas

É assim que a guia linear funciona: a torneira é montada em uma porca flangeada da série dryspin JFRM. Quando o motor de passo do fuso de avanço NEMA 23 gira o fuso, a torneira se move para cima ou para baixo. O sistema é bastante simples. No entanto, existem algumas características especiais: a porca do fuso é feita de plástico de alto desempenho em conformidade com a FDA, um material autolubrificante que permite operação a seco de baixo atrito. A vantagem é óbvia: ao contrário das versões lubrificadas feitas de metal, a porca de polímero não se tornará um ímã de sujeira devido à graxa lubrificante. É fácil de limpar com água ou alta pressão. A guia linear é higiênica e seu sistema mecânico funciona perfeitamente. O emparelhamento de plástico e aço inoxidável também evita a corrosão. Como não há necessidade de relubrificação, também não há necessidade de qualquer manutenção.

O fuso de avanço atinge uma eficiência de 82%

No entanto, a resistência à corrosão e à sujeira não são tudo o que resulta em uma longa vida útil da guia linear. A igus também aumentou as bordas da rosca da porca em um fator de 1,3 para a tecnologia dryspin. O passo da rosca do fuso também é mais amplo. Flancos de rosca maiores significam mais plástico de alto desempenho para transmissão de força e, portanto, mais material tribologicamente otimizado (ou seja, otimizado para atrito e desgaste). “Esta assimetria permitiu-nos prolongar a vida útil para cerca de 30% mais do que a das roscas trapezoidais simétricas”, diz Hendricks, Chefe da Unidade de Negócios de Fusos de Acionamento dryspin na igus. Também achatamos os ângulos de flanco da porca e do fusoo. “Isso nos dá uma eficiência de 82%, que é acima da média.”

Veja One Two Beer em ação: https://youtu.be/iOvOOd8lioo

Filename: PM4223-1.jpg

Filename: PM4223-BR.docx

Filename: PM4223-BR.pdf

Palavras-chave do artigo