Sistemas flexíveis com segurança: primeiro sistema de monitoramento para esteira porta cabos em robôs da igus
julho 20, 2023
O novo sensor i.Sense TR.B permite o monitoramento das condições para esteiras porta cabos triflex R em aplicações tridimensionais

Os robôs têm sido parte integrante de muitas áreas de fabricação industrial – e sua série de tarefas continua a crescer na era digital. Seja para soldagem, pintura, ou paletização, os robôs industriais trabalham de forma dinâmica. Uma esteira porta cabos flexível de três dimensões, como a triflex R da igus, torna possível guiar os cabos dos robôs com segurança. Para detectar as possíveis quebras na esteira devido a cargas extremas e evitar os tempos de parada não planejados nas máquinas, a igus está apresentando o i.Sense TR.B, o primeiro sistema de monitoramento de ruptura de esteiras porta cabos 3D do mundo no automatica 2022.
Aumentar a eficiência material e energética, compensar os obstáculos de fornecimento através da produção nacional e aliviar a escassez de mão de obra: de acordo com o índice de tendências de 2022 na principal feira comercial do mundo, a automatica, essas são algumas das razões mais citadas pelas quais os robôs industriais são importantes para a economia alemã. No entanto, uma coisa acima de tudo é essencial para que um robô industrial funcione de forma confiável: a orientação segura dos cabos. Os cabos dos robôs devem suportar muitos ciclos de flexão, assim como cargas devidas à torção e tensão. Com o triflex R, a igus desenvolveu uma esteira porta cabos redonda com um raio de curvatura definido especificamente para robôs industriais, a fim de proteger os cabos mesmo durante movimentos dinâmicos de rotação e giro. Afinal de contas, uma quebra na esteira pode ser desastrosa: tempo de parada da fábrica e na produção e atrasos na entrega custam tempo e dinheiro. O especialista em motion plastics da igus desenvolveu uma nova e econômica solução para determinar a quebra da esteira à velocidade da luz e evitar danos consequente caros: i.Sense TR.B – um sistema de monitoramento de quebra em tempo real para a esteira porta cabos tridimensional triflex R.
Monitoramento inteligente de condições em tempo real – também para aplicações 3D
Com o i.Sense TR.B, o comprovado monitoramento de quebra i.Sense da série de smart plastics da igus agora também é possível para aplicações dinâmicas e tridimensionais. Assim, os clientes podem aumentar a segurança de seus sistemas de robôs com um investimento de apenas algumas centenas de euros. O sensor i.Sense TR.B é conectado diretamente ao controle do cliente PLC – sem custos adicionais de software. Se um elo da esteira quebrar, o sistema detecta a mudança de comprimento da corda instalada na esteira e pode, portanto, enviar um sinal digital para o controle do sistema. A detecção de quebra instantânea permite medidas de manutenção imediatas e pode assim evitar paradas não planejadas e falhas totais no caso de quebras individuais dos elos da esteira. “Particularmente em aplicações como linhas de produção automotiva com produção extremamente alta, qualquer tempo de parada pode causar custos de até 100.000 euros. O monitoramento do status em tempo real do sistema de fornecimento de energia em robôs industriais oferece, portanto, um valor agregado considerável aos usuários,” explica Richard Habering, Chefe da Unidade de Negócios smart plastics da igus.
Manutenção sustentável com smart plastics
Com a ajuda de numerosas séries de testes no maior laboratório de testes da indústria, a igus está trabalhando continuamente para otimizar ainda mais a qualidade e a durabilidade de seus produtos. A combinação da esteira flexível triflex R 3D com alta absorção de força de tração e o sensor i.Sense TR.B torna possível guiar e proteger com segurança os cabos dos robôs – e assim aumentar significativamente sua vida útil. A manutenção baseada na condição usando o sensor TR.B também torna a manutenção mais sustentável, uma vez que os usuários podem evitar a substituição desnecessária ou antecipada do produto. E se houver uma quebra na esteira, o sensor pode ser reutilizado após o correto desligamento de emergência do sistema.



