Robô de etiquetagem econômico ganha o Prêmio igus ROIBOT 2022

julho 20, 2023

Um período de amortização de 16 a 24 meses e uma margem de erro zero convence os juízes especialistas na competição de robótica

Soluções de automação simples e econômicas podem ser encontradas tanto em um número crescente de Pequenas e Médias Empresas quanto entre as grandes indústrias. A cada dois anos, a igus apresenta o Prêmio ROIBOT para as aplicações mais criativas. Este ano, os criadores de um robô etiquetador, desenvolvedores de um sistema de recipientes totalmente automático para o cultivo de hortaliças e ervas e os projetistas de um dispositivo de colagem de papel de parede receberam o cobiçado prêmio.

Os robôs são usados no mundo todo – na logística, laboratórios e agricultura. A cada dois anos, os especialistas das industrias e imprensas trabalham com a igus GmbH para homenagear as soluções mais econômicas, criativas e inteligentes com o Prêmio ROIBOT. O foco da competição são as soluções de automação de baixo custo da igus, como os robôs delta, robôs cartesianos, e robôs de braço articulado. O nome do prêmio diz tudo e revela o principal critério de decisão para o painel de juízes: retorno de investimento que paga rapidamente os gastos. Um total de 110 inscrições de 20 países mostram as diversas opções de aplicações para robótica econômica. Na segunda iteração da competição, a MFG Technik & Service GmbH conquistou os juízes com seu robô de etiquetagem “LabelMonkey”, ganhando componentes robóticos no valor de 5.000 euros. Um robô articulado multi-eixo robolink DP por 7.700 euros é o coração deste sistema. Seus dois módulos de impressão garantem que as etiquetas logísticas sejam fixadas de forma eficaz nos paletes. O LabelMonkey é um mecanismo simples e econômico para o usuário. O sistema se paga em apenas 16 a 24 meses, o que o torna muito atrativo para muitos responsáveis logísticos.

O assistente de colheita automática fica em segundo lugar

As extremas crescentes das condições meteorológicas devido às mudanças climáticas exigem um gasto cada vez maior de recursos e equipe na agricultura. Depois, há o armazenamento da colheita e as longas rotas de transporte. Por isso, a Farmionic, uma empresa austríaca, estabeleceu um objetivo muito especial: os engenheiros estão desenvolvendo a horta do futuro. Trata-se de um sistema de recipiente totalmente automático, que conserva os recursos para o cultivo de hortaliças e ervas, atuando 24 horas por dia, 7 dias por semana, em qualquer parte do mundo. Um robô robolink DP em um sétimo eixo assume todas as tarefas, desde o plantio até a colheita. O sistema robótico custa 11.200 euros e se paga em 13 a 15 meses. A invenção pioneira ficou em segundo lugar. A tapo-fix GmbH & Co. KG, sediada em Wolfsburg, ocupou o terceiro lugar. Usando um robô linear de 3 eixos, o fabricante de equipamentos de papel de parede para casas e artesanato desenvolveu uma solução de automação extremamente acessível para aplicação de pasta em metal. O valor de aquisição é de 6.700 euros. Para liberar os funcionários, o robô dosador está agora assumindo esta tarefa. Ele trabalha de forma extremamente precisa e em conjunto com a equipe, economizando a empresa até 8.000 euros por ano.

Saiba mais sobre os vencedores do Prêmio ROIBOT 2022 em: https://www.igus.eu/roibot-winners-2022

Filename: PM6122-1.jpg

Filename: PM6122-BR.docx

Filename: PM6122-BR.pdf

Palavras-chave do artigo