Reciclagem da nova era com inovações digitais: a igus, processadora de plásticos com sede em Colônia, investe na start-up cirplus

agosto 16, 2023

Plataformas de reciclagem projetadas pela igus e cirplus promovem em conjunto a indústria de plásticos regenerativos do futuro

Com a sua cooperação, a igus e a cirplus estão definindo em conjunto o rumo para o próximo nível de comércio digital de reciclados em plásticos técnicos e padrão. Michael Blass, CEO da igus GmbH (esquerda) e Christian Schiller, CEO da cirplus (direita), estão satisfeitos com a cooperação. (Fonte: igus GmbH)

Os produtos plásticos têm muitos usos e se tornaram indispensáveis para o dia a dia. Mas quando chegam ao fim de sua vida útil, geralmente acabam no incinerador. Conservar recursos valiosos e proteger o meio ambiente requer uma indústria de plásticos sustentável. A igus, especialista em plásticos com sede em Colónia, persegue este objetivo de conservação com a sua plataforma de reciclagem “Chainge”. A empresa agora investiu na cirplus, uma start-up sediada em Hamburgo. As empresas têm uma visão conjunta de fechar o ciclo do plástico e iniciar uma revolução no comércio de materiais reciclados de termoplásticos técnicos e padrão.

O programa “Chainge” da igus provou que a economia circular pode ser facilmente alcançada, apenas necessita de novas opções de materiais reciclados. Desde 2019, a igus reconheceu este requisito e tem permitido aos clientes a reciclagem de esteiras porta cabos não utilizadas, independentemente do fabricante. Em outubro de 2022, foi criada a plataforma online “Chainge” para facilitar o acesso digital à reciclagem. O mercado agora pode ser usado para adicionar plásticos técnicos à economia circular que antes não podiam ser aceitos. Também permite que as empresas de processamento adquiram plásticos reciclados com padrões de qualidade garantidos. Esta alteração facilita o cumprimento das quotas de reciclagem anunciadas. Para promover ainda mais a economia circular digital, a igus investiu agora numa start-up circular, a cirplus.

Moldando o futuro dos plásticos reciclados com tecnologia digital

Enquanto a igus obteve sucesso com plásticos técnicos, a cirplus atua principalmente nos mercados de termoplásticos padrão. A start-up de Hamburgo oferece às empresas de descarte, recicladores e fabricantes de produtos um mercado digital onde eles podem comprar reciclados padronizados de maneira confiável, rastreável e econômica – no mundo todo. A equipe de especialistas em tecnologia e digital está, portanto, promovendo a rede das indústrias de plásticos e reciclagem. A Cirplus foi responsável por iniciar o DIN SPEC 91446 e o DIN SPEC 91481 como os primeiros padrões mundiais para reciclagem de plásticos de alta qualidade. A motivação era construir cadeias de suprimentos confiáveis e transparentes para reciclados de plástico por meio da combinação de digitalização e padronização. O DIN SPEC 91446 também recebeu o Prêmio DIN 2022 do Instituto Alemão de Padronização e.V. nas categorias de proteção climática e inovação. O objetivo comum de tornar o uso regenerativo de plásticos mais acessíveis e fáceis uniu a igus e a cirplus.

Um investimento com muitas oportunidades

O programa “Chainge” oferece aos clientes da igus acesso rápido e fácil à reciclagem de plásticos técnicos. Na cirplus, a igus tem agora um forte parceiro digital para a indústria de recicláveis padrão. No futuro, os clientes se beneficiarão de uma rede que conecta o comércio de reciclados em termoplásticos técnicos e padrão e possibilita obter tudo de maneira fácil e transparente de uma única fonte. A igus tem 60 anos de experiência em plásticos, por isso desenvolveu uma rede global e oferece acesso a fluxos de materiais consistentes. Adicione a experiência e o conhecimento em software da cirplus e o caminho estará livre para o próximo nível de comércio de recicláveis no digital. As duas empresas estão ansiosas pelas possibilidades de uma parceria estratégica que ofereça potencial para construir a maior plataforma de IA do mundo para plásticos circulares. “Nossos esforços para expandir nossas atividades e torná-las utilizáveis para todos nos levaram a unir forças com a cirplus”, diz Michael Blass, CEO de sistemas e-chain da igus. Com esse investimento, estamos dando o exemplo para que as pessoas pensem em sustentabilidade e criem uma rede para poder se proliferar mais.” Christian Schiller, CEO da cirplus, acrescenta: “Na igus, encontramos um parceiro que compartilha nossos valores e trabalha conosco para promover a digitalização na indústria de plásticos com o objetivo de fechar o ciclo completamente. A experiência da igus na área de plásticos técnicos, aliada à nossa experiência na área de digitalização e termoplásticos padrão, é o ponto de partida ideal para buscar uma economia circular fechada – em todas as indústrias.”

Filename: FA3023-1.jpg

Filename: PM3023-1.jpg

Filename: FA3023-2.jpg

Filename: FA3023-3.jpg

Filename: FA3023-4.jpg

Filename: FA3023-5.jpg

Filename: PM3023-BR.docx

Filename: PM3023-BR.pdf

Palavras-chave do artigo