Quando o robô monitora a si mesmo

novembro 27, 2025

A igus desenvolve um novo sensor para monitoramento de condições de forças de tração em sistemas robóticos de esteiras porta cabos

A igus desenvolveu o novo sensor inteligente de plásticos TR.P para o monitoramento inteligente das forças de tração que atuam nos sistemas de esteiras porta cabos triflex. (Fonte: igus SE & Co. KG)

As paradas não planejadas na automação não custam apenas tempo, mas também dinheiro, especialmente no setor automotivo. Com o novo sensor TR.P, a igus está lançando uma solução inteligente para robôs industriais que monitora ativamente os sistemas de esteiras porta cabos triflex e reage imediatamente a forças de tração críticas. O sistema reconhece possíveis danos em um estágio inicial, aumenta a segurança operacional e oferece suporte durante o comissionamento por meio do monitoramento de condições. A igus apresentou a nova solução na SPS em Nuremberg.

Os robôs industriais tornaram-se parte integrante da produção automotiva. Eles soldam, colam e pintam. As esteiras porta cabos tridimensionais da série triflex da igus garantem que seus cabos se movam com segurança mesmo sob cargas extremas de torção e tração. Com os cabos chainflex altamente flexíveis apropriados, eles fornecem energia, dados e sinais ao robô. No entanto, o tempo de inatividade não planejado pode rapidamente se tornar caro. “O custo de um robô que não consegue fazer seu trabalho em uma fábrica de automóveis é de 600 euros por segundo,” diz Richard Habering, diretor de smart plastics da igus. É por isso que a especialista em plásticos para movimentação desenvolveu um novo sensor para monitorar as forças de tração especificamente para sua esteira porta cabos tridimensional triflex. O sistema i.Sense TR.P mede as forças de tração que atuam no cabeçote do robô usando uma célula de carga e aciona uma ação por meio de um contato livre de potencial se os valores máximos predefinidos forem excedidos – isso pode ser uma mensagem para o operador ou até mesmo uma parada do robô, por exemplo.

Monitoramento de condições: detecção de falhas durante o comissionamento

“Com a ajuda do nosso módulo i.Sense e do sistema modular de sensores no braço móvel da triflex, os usuários podem reconhecer padrões críticos de movimento e identificar e evitar danos, como flexão excessiva, extensão excessiva ou travamento em um estágio inicial,” explica Habering. A igus vê um grande potencial para o sistema, especialmente no comissionamento de robôs. O TR.P pode atuar como um sistema de medição para identificar padrões de movimento problemáticos quando os dress pack são usados durante a programação, encontrando soluções antes que ocorram danos. Além de monitorar as forças de tração, a igus oferece o sistema TR.B para detecção de quebra desde 2022, que já está sendo usado com sucesso em muitas aplicações em todo o mundo. Se um elo da esteira se rompe, o sistema detecta a mudança no comprimento do cabo instalado na esteira e envia um sinal digital para o sistema de controle da fábrica. A detecção instantânea de quebra permite medidas de manutenção imediatas e ajuda a evitar paradas não planejadas e falhas totais no caso de quebra de elos individuais da esteira. O sensor i.Sense TR.B é conectado diretamente ao sistema de controle PLC sem custos adicionais de hardware ou programação complicada. Um alarme simples, por exemplo, por meio de uma luz de sinalização, também é possível como opção.

superwise: aumentar a confiabilidade operacional e aliviar os clientes

Com a superwise, a igus também oferece um conceito de serviço pós-venda para seus smart plastics. Ele combina o monitoramento digital de condições dos sensores i.Sense com a manutenção preditiva. O objetivo é evitar paradas não planejadas, reduzir a carga de trabalho das equipes de manutenção e aumentar significativamente a vida útil dos componentes da máquina, sem altos investimentos. Para esse fim, os dados i.Sense dos clientes são vinculados de forma segura ao CRM da igus. A equipe de serviço da igus ganha total transparência e pode iniciar medidas direcionadas, como contato antecipado em caso de valores de sensor conspícuos, sugestões de medidas de manutenção ou limpeza, programação e coordenação de inspeções e substituições, bem como uma função de pedido direto para reabastecimento rápido.

Saiba mais sobre o sensor TR.P em Monitoramento de condições TR.P

Filename: PM6525-1.jpg

Filename: PM6525-BR.docx

Filename: PM6525-BR.pdf

Palavras-chave do artigo