Premiação manus 2023: a igus está mais uma vez procurando por aplicações inovadoras em buchas de plástico
julho 20, 2023
A igus está concedendo o prêmio manus pela décima primeira vez para as aplicações mais criativas, econômicas e sustentáveis com buchas em polímero

Com efeito imediato, a igus está aceitando inscrições para o prêmio manus 2023, que a especialista em plásticos tem conduzido a cada dois anos nos últimos 20 anos. O prêmio homenageia os usos mais criativos, econômicos e sustentáveis das buchas plásticas em aplicações industriais. Houve um número recorde de participantes em 2021, com 582 candidaturas de 41 países. Os vencedores dos prêmios manus de ouro, prata, bronze e verde receberão um prêmio em dinheiro de até 5.000 euros.
Independentemente de ser um caminhão de lixo, uma máquina de embalagem ou um assento de avião: os engenheiros estão usando cada vez mais as buchas autolubrificantes feitas de plástico de alto desempenho. As vantagens são óbvias: as buchas em polímeros são mais leves que as metálicas, melhoram a eficiência energética, não requerem lubrificantes adicionais graças aos lubrificantes sólidos incorporados e, portanto, também protegem o meio ambiente. “Sempre nos surpreendemos com as aplicações em que nossas buchas poliméricas são agora utilizadas em todas as indústrias,” diz Tobias Vogel, CEO da linha de buchas e tecnologia linear da igus. “Para promover este desenvolvimento positivo e recompensar engenheiros inovadores, estamos premiando os usos mais inovadores das buchas de polímero em aplicações industriais com o prêmio manus 2023.” Os usuários podem agora se inscrever no prêmio manus 2023. A igus aceitará inscrições até 10 de fevereiro de 2023. Tudo é possível, desde a aplicação em série até as peças personalizadas. A única exigência: deve haver pelo menos um protótipo acabado. Um júri de especialistas de ciência, indústria e mídia especializada concederá quatro prêmios no valor de até 5.000 euros: o prêmio manus de ouro, prata e bronze e o prêmio manus verde para a aplicação mais sustentável. Os vencedores receberão seus prêmios na Hannover Messe 2023.
O prêmio manus está se tornando cada vez mais popular
A igus vem apresentando o prêmio manus há 20 anos e este ano é a décima primeira vez. Mais de 3.000 candidatos de todo o mundo participaram da competição nos últimos anos. O 10º aniversário da premiação aconteceu em 2021 e atraiu o número recorde de 582 candidaturas de 41 países. O manus dourado foi concedido à Kässbohrer Geländefahrzeug AG. Nos quatro eixos oscilantes do veículo de esteira PowerBully, o fabricante do veículo disse adeus as buchas de metal com tendência a acumulo de sujeira e de manutenção intensiva e, em vez disso, optou pelas buchas autolubrificantes de polímero iglidur TX1. Para esta aplicação, a igus havia fabricado e testado as buchas de polímero em dimensões até então inéditas. Finbin ganhou o manus verde. A empresa finlandesa desenvolveu um caixote de lixo que utiliza energia solar para compactar os resíduos. Buchas resistentes a sujeira e livres de lubrificação feitas de plástico iglidur G tribologicamente otimizado são usados na escotilha, no pedal e na ligação de transmissão da lixeira.
Termos e condições de participação, inscrições de participantes e uma visão geral dos vencedores anteriores podem ser encontrados em https://www.igus.com.br/info/competicao-manus



