Para uma mobilidade mais sustentável: igus apresenta o modelo igus:bike no Rally Olímpico de 2022
julho 20, 2023
Como parte do Rally Olímpico de 2022, a igus apresenta um conceito para mobilidade urbana sustentável

“Do plástico oceânico aos motion plastics” é o objetivo a se alcançar pelo especialista em plásticos de alto desempenho com o projeto igus:bike – o conceito de uma bicicleta que é feita de mais de 90% de plástico. O destaque do projeto é que a bicicleta em teoria pode ser feita a partir de resíduos plásticos reciclados, como redes de pesca descartadas. Isto permite que o plástico marinho de ontem crie a mobilidade de amanhã. Para o desenvolvimento conjunto de um primeiro modelo de bicicleta, a igus investiu na start-up holandesa mtrl. O especialista em plásticos de movimento está agora apresentando este modelo e o conceito por trás do projeto igus:bike na cidade de conservação marinha de Kiel no início do Rally Olímpico 2022.
Kiel é uma área interessante devido a sua proximidade com o Mar Báltico e políticas de proteção marinha. A defesa de um futuro limpo é uma preocupação que a empresa igus, sediada em Colônia, também compartilha. Afinal de contas, a responsabilidade com o meio ambiente e o manuseio revisado dos plásticos também não passa pela indústria sem um rastreio. Esta é uma razão chave para a igus perseguir o objetivo de prolongar o ciclo de vida dos produtos e, portanto, conservar recursos valiosos – por exemplo, através da reciclagem de esteiras porta cabos. Entre outras coisas, o projeto igus:bike foi lançado a partir desta motivação: o conceito de uma bicicleta totalmente de plástico livre de lubrificação e manutenção que também pode ser feita a partir de resíduos plásticos reciclados. A igus apresentou agora o primeiro modelo e o conceito sustentável por trás do projeto em Kiel – o ponto de partida do Rally Olímpico de 2022, neutro para o clima. A moderna reinterpretação do evento apoia a associação Bergwaldprojekt e.V. nas montanhas Harz e faz parte das celebrações por ocasião do 50º aniversário dos Jogos Olímpicos de 1972 em Munique e Kiel.
Mobilidade de acordo com o princípio do desperdício quase zero
Os motion plastics da igus têm sido utilizados com sucesso no setor de mobilidade há décadas – seja na indústria automotiva, marítima, aeronáutica ou de bicicletas. Com o projeto igus:bike, a igus está se esforçando por uma solução para a mobilidade moderna e a poluição ambiental causada pelos resíduos plásticos. O projeto: uma bicicleta totalmente de plástico que é completamente livre de lubrificação, ferrugem e manutenção e que, portanto, pode se destacar ao ar livre em qualquer clima e tende a oferecer transporte para gerações de pessoas. Se a bicicleta chegar ao fim de sua vida útil em algum momento ou se for necessário um novo tamanho de quadro, o plástico pode ser regranulado e uma nova bicicleta pode ser construída a partir dele. O primeiro modelo foi desenvolvido em conjunto com a start-up holandesa mtrl , que produz bicicletas com quadros e rodas de plástico há vários anos. O primeiro protótipo foi criado em combinação com o know-how da igus e os motion plastics desenvolvidos para a nova aplicação. A característica especial é que uma grande parte da matéria-prima necessária pode ser incluída pela reciclagem de resíduos plásticos.
Sustentabilidade – o processo de produção também conta
A start-up mtrl também adota uma abordagem sustentável no processo de produção, já que o plástico pode ser reciclado e remodelado no local com pouco gasto de energia. Para conseguir isso, a mtrl depende inteiramente de energias renováveis no seu laboratório em Nijkerk, por exemplo, através de painéis solares no telhado, a fim de manter a pegada de CO2 tão baixa quanto possível. Para a produção, a mtrl utiliza máquinas especialmente construídas com componentes igus livres de lubrificação e duráveis. O plástico é formado pelo processo de rotomoldagem ou fundição rotativa com baixa pressão e alta temperatura, que combina calor e rotação biaxial. A bicicleta é feita de plásticos maleáveis como, por exemplo, polietileno (PE). O objetivo no futuro é construir áreas de produção locais em todo o mundo próximos a aterros sanitários, criando assim uma cadeia de fornecimento sustentável e transparente. A empresa mtrl iniciará a produção da mtrl.bike até o final deste ano. O lançamento no mercado alemão está previsto para o início de 2023.
Plataforma know-how para bicicleta plástica
Mas há ainda mais no projeto igus:bike: com o lançamento, as portas estão abertas para novas parcerias. “Com a plataforma igus:bike, queremos promover o know-how sobre plásticos na indústria global de bicicletas”, explica Alexander Welcker, Gerente da área de Indústria de Bicicletas da igus. “Isto nos permite implementar e desenvolver ainda mais o conceito com muitos outros fabricantes de bicicletas e componentes”. Nossa visão é fazer do plástico um recurso valioso e sustentável e promover a economia circular internacionalmente”. O manuseio do plástico pode então também mudar positivamente em muitas outras áreas.”



