Novas buchas livres de lubrificação e manutenção igus para a indústria automotiva do futuro

julho 20, 2023

Alternativa ao metal: as buchas da linha iglidur H5 são particularmente robustas, resistentes a produtos químicos e leves

Robusta, livre de corrosão, resistente a produtos químicos e leve – a indústria automotiva impõe altas exigências às buchas, para tudo, desde compartimentos de motores até limpadores de para-brisa. Como muitos materiais de buchas atingem seus limites com essas exigências, a igus, especialista em plásticos situada em Colônia, está lançando uma alternativa: buchas autolubrificantes feitas de iglidur H5, o novo plástico de alto desempenho.

As buchas no chassi ou no sistema de embreagem, sistemas superiores conversíveis ou pedais devem ser robustas, duráveis e livres de corrosão. Quando usadas em limpadores de para-brisa, por exemplo, também devem ser resistentes a uma vasta gama de produtos químicos. O peso leve também é importante para aumentar o alcance e reduzir o consumo de energia. “Isso é comparável a um boxeador de peso-leve que tem que sobreviver na divisão de peso-pesado,” diz Stefan Loockmann-Rittich, Chefe da Unidade de Negócios de buchas autolubrificantes iglidur da igus. Mas jogar a toalha não é uma opção. “Para atender as crescentes demandas da indústria automotiva, desenvolvemos o iglidur H5, um novo plástico de alto desempenho para buchas.”

Altos padrões: o iglidur H5 é 30% mais resistente ao desgaste que seu predecessor

O iglidur H5 é o quinto membro da série iglidur H. Todos os materiais anteriores da linha de produtos são quase sempre mais duráveis e à prova de falhas na engenharia automotiva do que a maioria das buchas metálicas e feitas de plásticos convencionais. “Com o iglidur H5, agora elevamos ainda mais o nível,” diz Loockmann-Rittich. “Testes de longo prazo em nosso laboratório de testes interno mostraram que o iglidur H5 é até 30% mais resistente ao desgaste do que seu predecessor, o H4.” Esta melhoria foi alcançada através de uma maior otimização da formulação. A resistência ao impacto significativamente melhorada e a flexibilidade do novo material iglidur H5 complementam os materiais da série H, que também são reforçados com fibras, principalmente para cargas mais altas, enquanto permanecem relativamente duros e, portanto, frágeis. O iglidur H5 também é resistente a altas cargas e aplicação de força, mas muito mais resistente que o iglidur H3 e H4, por exemplo.

iglidur H5: robusto com apenas um quinto do peso de materiais alternativos e resistente a temperaturas de até 200 °C

A engenharia automotiva tem muitas possíveis aplicações para as novas buchas autolubrificantes. O iglidur H5 pode ser usado em limpadores de para-brisa, por exemplo, que devem trabalhar de forma confiável sob cargas pesadas – como camadas de neve. “Portanto, acrescentamos fibras e materiais de enchimento ao polímero de base. Eles permitem que as buchas suportem altas forças, cargas nas bordas, impactos e choques, mesmo sob carga contínua,” diz Loockmann-Rittich. O novo material também é resistente ao sal de estrada, produtos químicos, combustíveis, óleos e altas temperaturas (até 200°C). Portanto, é também adequado para componentes no compartimento do motor, tais como bombas de água e líquido de arrefecimento. “O iglidur H5 é um material refinado que idealmente nos prepara para as exigências atuais e futuras da indústria automotiva.” Mas as novas buchas autolubrificantes em polímero também podem ser usadas em bombas de plantas químicas e outras aplicações industriais.

Filename: PM5222-1.jpg

Filename: PM5222-iglidur H5_BR.docx

Filename: PM5222-iglidur H5_BR.pdf

Palavras-chave do artigo