e-skin flat ESD: para o mais alto nível de segurança e limpeza em salas limpas
dezembro 13, 2023
A igus está adicionando uma variante eletrostaticamente dissipativa à sua linha de esteiras porta cabos planas quase livres de partículas e-skin

A igus adicionou uma variante ESD específica para salas limpas altamente sensíveis à sua linha e-skin flat. O novo material da fita modular para cabos evita que a esteira fique carregada eletrostaticamente, garantindo ao mesmo tempo que não gere partículas, mesmo durante movimentos muito rápidos. O design modular com compartimentos individuais também permite o rápido preenchimento do sistema de fornecimento de energia.
Alémde salas limpas livres de partículas, a indústria de eletrônicos e de semicondutores também requer componentes de máquinas que sejam dissipativos eletrostaticamente. Mesmo o menor pico de corrente causado por carga eletrostática pode facilmente destruir o produto. Assim, a igus adicionou uma variante ESD à sua linha e-skin flat. A novo e-skin preta é feita de um material dissipativo eletrostático. “O novo material combina a aprovação ESD, que é frequentemente exigida, juntamente com as comprovadas baixas emissões de partículas da e-skin flat. A esteira quase não produz partículas e dissipa cargas eletrônicas diretamente”, afirma Kira Weller, Gerente de produto de esteiras e-chain da igus. “A nova e-skin flat ESD nos dá exatamente o produto que nossos clientes precisam para produzir delicados componentes eletrônicos.”A nova esteira é usada por empresas como a Weiss, especialista em automação, em suaunidade pick & placeHP70 de alta velocidade, que entra em ação em aplicações como manuseio de materiais nas indústrias médica e farmacêutica. Weiss está entusiasmado com as vantagens da e-skin flat ESD. A esteira plana da igus é muito mais resistente e silenciosa e menos suscetível ao desgaste em movimentos rápidos do que as clássicas mangueiras corrugadas. A e-skin flat também apresenta um design modular, ao contrário dos cabos de fita laminados feitos de politetrafluoretileno (PTFE). No laboratório interno de salas limpas da igus, que foi desenvolvido com o Instituto Fraunhofer, a nova e-skin flat já provou o seu valor na mais alta classe de salas limpas.
Fácil substituição de cabos
Os perfis de “compartimentos individuais” garantem uma instalação rápida e fácil da e-skin flat, para que o sistema de fornecimento de energia possa ser facilmente expandido. Um sistema zip-lock permite fácil substituição dos cabos. “Esta é uma grande vantagem em relação aos cabos de fita de PTFE amplamente utilizados, nos quais as vias trançadas são soldadas em uma fita contínua e não podem ser separados. Se um único fio quebrar, os usuários terão que substituir todo o sistema. Isso leva tempo e dinheiro “, diz Weller. “Para a nossa e-skin flat, oferecemos cabos de vias CFCLEAN para transmissão de energia, controle de motor, sinais de bus e Ethernet. Dessa forma, o usuário obtém um sistema de fornecimento de energia pronto para conectar diretamente de uma única fonte.” Se forem necessárias distâncias de curso mais longas (até cinco metros), uma esteira de suporte pode ser simplesmente integrada nos compartimentos. Espaçadores, elementos de conexão da linha e-skin flat e o sensor ultrassônico de monitoramento de condição smart i.Cee EC.S também são compatíveis com a nova esteira ESD.



