Como a igus torna mais fácil para as industrias começarem a usar a Internet das Coisas

julho 20, 2023

A igus, especialista em smart plastics, é um novo membro da rede de especialistas em casos de uso de IoT, sediada em Berlim

A Internet das Coisas tem potencial de crescimento de trilhões de euros. Mas muitas empresas estão tendo dificuldade de digitalizar seus processos. Como um novo membro da rede de especialistas em casos de uso da IoT sediada em Berlin, igus explica como começar a utilizar a IoT.

Segunda-feira de manhã em uma panificadora: O sistema de embalagem de repente falha. Um componente menor falhou, resultando em um tempo de parada potencialmente longo e altos custos de reparo. O mais irritante a respeito disso é que um pequeno investimento em digitalização e rede teria sido suficiente para implementar medidas para alertar o operador sobre o problema através da Internet das Coisas. O monitoramento inteligente das condições é algo que, apesar de sua eficiência econômica, poucas empresas na Alemanha estão implementando. Esta letargia é confirmada em uma pesquisa realizada pela International Data Corporation (IDC), uma empresa americana de pesquisa de mercado. Das 250 empresas pesquisadas com mais de 100 funcionários, apenas 29% estão trabalhando em projetos de Internet das Coisas (IoT). “Para acelerar o ritmo da digitalização, nos juntamos à rede de especialistas em casos de uso da Internet das Coisas (IoT) sediada em Berlim em outubro de 2022,” diz Richard Habering, chefe da unidade de negócios de smart plastics da igus. “Fazendo um trabalho educacional com exemplos de melhores práticas, compartilhando conhecimentos e gerando efeitos de sinergia, esperamos facilitar a entrada das empresas na Internet das Coisas e aumentar sua competitividade futura.”

“As empresas devem definir o curso certo para a digitalização numa fase inicial”
Mais de 80 parceiros industriais de mais de 15 países já se juntaram à comunidade de especialistas em tecnologia e indústria, incluindo Microsoft, Siemens e Schaeffler. “Somente se compartilharmos as melhores práticas de nossos projetos e falarmos especificamente sobre o valor que a IoT acrescenta, teremos sucesso aqui – sem slides em PowerPoint!” diz Madeleine Mickeleit, fundadora da IoT Use Case. Os especialistas compartilham conhecimento sobre a Internet das coisas e discutem como melhorar a qualidade, segurança e disseminação da tecnologia IoT. As empresas interessadas podem ler mais de 350 casos de uso e projetos da rede, seguir podcasts de especialistas e trocar idéias facilmente com empresas que pensam da mesma forma. A Internet das Coisas tem enorme potencial para a economia. De acordo com McKinsey, o valor potencial em ambientes de fábrica aumentará para 3,3 trilhões de dólares até 2030. “Portanto, é importante que as empresas estabeleçam agora o rumo certo para a digitalização, para que não fiquem para trás na competição internacional,” diz Habering.

A igus irá enriquecer a rede, acrescentando sua experiência em smart plastics

Os smart plastics são sistemas de sensores que monitoram o estado das esteiras porta cabos e cabos elétricos, permitindo aos técnicos planejar o trabalho de manutenção de forma direcionada e reagir antecipadamente a falhas iminentes de componentes. Entre os usuários – que podem ser encontrados como casos de uso no site da rede – está GHD Georg Hartmann Maschinenbau. A empresa equipou uma máquina de embalagem de pão com o igus i.Sense CF.Q. Em tempo real, o sistema de sensores monitora os cabos de energia e de dados que se movimentam em alta velocidade nas esteiras porta cabos. Habering diz: “A tecnologia avançada do i.Sense CF.Q detecta rompimento iminentes de cabos antes que eles ocorram.” Os visitantes da feira de automação SPS em Nuremberg também poderão ver esta tecnologia pessoalmente. De 8 a 11 de novembro de 2022, a igus estará expondo seus produtos do setor de smart plastics – incluindo o i.Sense TR.B, um sistema inteligente de monitoramento de condições para esteiras porta cabos 3D em robôs industriais; o sensor de vida útil i.Sense EC.W de baixo custo; e seu mais recente protótipo i.Sense CF.D para monitoramento de cabos de dados muito utilizados. Também será realizada uma reunião da comunidade de casos de uso da IoT na feira comercial.

Filename: PM6422-1.jpg

Filename: PM6422-EN_IoT Use Case_BR.docx

Filename: PM6422-EN_IoT Use Case_BR.pdf

Palavras-chave do artigo