Ainda mais confiabilidade em cursos longos graças ao novo sensor de quebra com cabo para esteiras porta cabos igus i.Sense EC.B

julho 20, 2023

Um em vez de dois: monitoramento para condições de esteiras de 35 metros ou mais agora com um único sensor

Cargas, altas velocidades e as condições ambientais mais adversas: as esteiras porta cabos muitas vezes têm que resistir a severas tensões. A orientação segura dos cabos é um desafio, por exemplo, para cursos muito longos como em grandes sistemas de guindastes. Para garantir ainda mais segurança ao sistema nesses casos, a igus agora oferece aos usuários o i.Sense EC.B com um novo sensor de cabo para monitoramento inteligente das esteiras porta cabos de 35 metros ou mais.

Neve, gelo, sujeira, componentes externos ou calhas tortas: há uma grande variedade de influências externas que podem causar a quebra até mesmo da esteira porta cabos mais robusta e durável durante o funcionamento. A fim de evitar tempos de parada não planejados e os custos associados, o especialista em motion plastics igus oferece aos usuários o comprovado sistema i.Sense EC.B para monitoramento de condições da esteira. Eventuais quebras na esteira podem ser detectadas num piscar de olhos, mesmo em cursos muito longos. O novo sensor de cabo significa que agora somente um único sensor é necessário para o monitoramento inteligente da condição das esteiras de 35 metros ou mais. A extensão do alcance de medição de 80 a 999 milímetros elimina a necessidade do segundo sensor no lado da extremidade fixa. O caminho de medição mais longo também oferece melhor precisão em cursos longos. Se for detectada uma quebra, o sensor aciona imediatamente uma mensagem, e o módulo de avaliação envia um sinal para a unidade de controle do sistema. Dois sensores (para sistemas inversos, por exemplo) também podem ser conectados ao novo módulo de avaliação i.Sense GEN II. Se forem conectados às portas digitais de E/S do sistema de controle, eles também podem ser usados para acionar um desligamento rápido do sistema. O novo sensor de cabo é compatível com todos os sistemas EC.B e módulos i.Sense fornecidos anteriormente, e também pode ser integrado nos conceitos IIoT.

Resistente a efeitos climáticos

O sistema igus i.Sense já se comprovou em muitas indústrias, por exemplo, em aplicações muito dinâmicas no setor automotivo. Mas a indústria 4.0 está aumentando a demanda por máquinas e sistemas de monitoramento – como mostram os sistemas de guindastes. Os guindastes estão trabalhando cada vez mais rápido à medida que as distâncias de deslocamento se tornam cada vez mais longas. Isto torna um sistema de fornecimento de energia robusto e durável, muito mais importante. “Queremos que os operadores de guindastes se beneficiem das experiências positivas do sistema i.Sense EC.B na indústria automotiva,” diz Richard Habering, Chefe da Unidade de Negócios de smart plastics da igus. “Para o manuseio seguro e sem falhas de muitos cabos pesados em condições ambientais adversas, a detecção do status em tempo real ao longo de todo o curso agrega imenso valor para os operadores portuários ou de guindastes.” Além da maior distância de medição, o novo sensor de cabo é caracterizado por ser robusto e extrema resistência climática, tornando-o especialmente interessante para aplicações externas. Sistemas de guindastes totalmente automatizados são particularmente suscetíveis a paradas inesperadas porque não há motorista para ouvir qualquer sinal de alerta. Para proteção ideal contra falhas inesperadas, os operadores de guindastes podem usar o confiável sistema de monitoramento i.Sense EC.B.

Mais confiabilidade, baixo custo

O sistema smart da igus fornece aos clientes controle total, uma boa visão geral e um fornecimento de energia confiável. Isto prolonga a vida útil tanto da esteira porta cabos quanto da máquina na qual é utilizada. A igus realiza uma série de testes contínuos no maior laboratório de testes do setor para sistemas de transmissão de energia dinâmica com o intuito de otimizar continuamente a longevidade de seus motion plastics. Os primeiros avisos de falha do sistema i.Sense EC.B também reduzem muito os custos: os custos de aquisição são menores, uma vez que apenas um sensor é necessário para o monitoramento em tempo real das condições das esteiras de 35 metros ou mais, e os custos de manutenção podem ser reduzidos. Em vez de manter seus sistemas em intervalos regulares, as empresas podem realizar a manutenção baseada em condições, evitando a substituição desnecessária ou precoce da esteira porta cabos.

Filename: PM4522-1.jpg

Filename: PM4522_i.Sense EC.B_BR.docx

Filename: PM4522_i.Sense EC.B_BR.pdf

Palavras-chave do artigo