A igus desenvolve filamentos extremamente robustos e altamente resistentes para impressão 3D graças à fibra reforçada
julho 20, 2023
O igumid P190 pode ser usado tanto para impressão multi-material quanto para componentes estruturais de alta resistência

A igus, especialista em motion plastics, desenvolveu o igumid P190, um novo filamento para impressão 3D, que é extremamente rígido e robusto graças ao reforço com fibra de carbono. Isto o torna adequado para componentes estruturais e suportes de montagem especiais para esteiras porta cabos, assim como para impressão 3D de dois componentes em combinação com iglidur i190. O igumid P190 está disponível como um filamento para auto-impressão, e em breve também será oferecido no serviço de impressão 3D online da igus.
Desde 2020, a igus vem fornecendo impressão 3D de dois componentes (2K), o que facilita a combinação de diferentes propriedades do material. Esta é também a ideia por trás do novo filamento igumid P190 reforçado com fibras, que foi especificamente desenvolvido como um parceiro de material para o tribo-filamento iglidur i190. Graças aos lubrificantes sólidos integrado ao material, o iglidur i190 é caracterizado por sua alta resistência ao desgaste e excelente vida útil. Sua resistência à abrasão é até 50 vezes melhor do que a dos filamentos de impressão 3D comuns. O novo igumid P190, reforçado com fibras, por outro lado, oferece duas vezes mais resistência e cinco vezes mais rigidez do que o material iglidur. “Usando impressão multi-material, estes dois filamentos podem ser combinados em uma única etapa de produção para formar um componente de alta resistência que também é otimizado para atrito,” explica Tom Krause, Chefe de Manufatura Aditiva na igus. As impressoras 2K utilizam o processo “Fused Deposition Modelling” (FDM). Ambos os plásticos são fundidos cada um em seu próprio bico de pressão e construídos em camadas para formar um componente. “Juntos, ambos os filamentos têm uma muito boa adesão de material. Isto os torna ideais para a impressão multi-material,” diz Tom Krause. Os componentes 2K são utilizados, por exemplo, em garras, para que tenham um corpo resistente às dobras e acoplados a superfícies de garras flexíveis para uma aderência segura.
Forte, leve e aprovado!
A alta resistência do material também garante menores requisitos de material. O filamento tem uma baixa densidade de 1,25g/cm³. Como resultado, o igumid P190 também pode ser usado para construções leves. Além disso, a fabricação de aditivos normalmente leva apenas algumas horas desde a impressão até as peças individuais funcionais. O peso leve, alta resistência, rápida disponibilidade e implementação flexível na impressão também tornam o igumid P190 interessante para a produção de suportes de montagem especiais para esteiras porta cabos. As soluções individuais têm a grande vantagem, por exemplo, de que as esteiras porta cabos podem ser instaladas de uma maneira mais econômica em termos de espaço. Além disso, o filamento tem propriedades semelhantes às das esteiras porta cabos feitas por moldagem por injeção e, graças à sua resistência, também pode resistir a cargas de tração e flexão. Devido a sua alta estabilidade e rigidez, o igumid P190 também é adequado para a produção de componentes estruturais de alta resistência. Testes de acordo com DIN EN ISO 178 no próprio laboratório da igus de 3.800m² mostraram que, graças ao seu reforço de fibra, o filamento tem uma enorme resistência flexural de até 237MPa e um módulo flexural de 11,5GPa (linhas impressas alinhadas de acordo com a força ideal, direção de enchimento otimizada).



