Cabos elétricos chainflex isentos de PFAS: seguros para as pessoas, a natureza e as empresas

julho 10, 2024

Os cabos chainflex não utilizam PTFE nem produtos químicos PFAS e têm a garantia do selo “isento de PFAS”

Os cabos chainflex não utilizam PTFE nem produtos químicos PFAS e têm a garantia do selo “isento de PFAS”

À semelhança dos produtos químicos da família dos PFAS, certos compostos de politetrafluoroetileno (PTFE) são considerados “químicos eternos” e, por conseguinte, potencialmente nocivos para o ambiente, pessoas e animais. A União Europeia está, por isso, a trabalhar na proibição destas substâncias. Com o selo “isento de PFAS”, a igus demonstra que os seus cabos chainflex estão isentos destes produtos químicos, oferecendo desde já aos clientes uma segurança operacional no caso de uma proibição.

Os termos PFAS e PTFE soam muito químicos e abstratos. No entanto, as abreviaturas referem-se, na verdade, a compostos químicos que são utilizados em muitas aplicações quotidianas. O politetrafluoroetileno (PTFE) é mais conhecido sob a marca Teflon. Os compostos de polifluorados e alquilo perfluorados (PFAS) podem ser encontrados em revestimentos de vestuário, papel vegetal, extintores de incêndio, maquilhagem, mas também em vários plásticos. Como os PFAS são difíceis de degradar no ambiente e são duradouros, a União Europeia está atualmente a pressionar para restrições ou mesmo uma proibição de mais de 10.000 compostos PFAS. Para se protegerem contra uma proibição numa fase inicial, as empresas industriais estão a exigir cada vez mais que os plásticos utilizados sejam isentos de PFAS. Agora a igus garante exatamente isso com o selo “isento de PFAS” nos cabos elétricos chainflex.

95 por cento dos cabos elétricos chainflex estão isentos de PFAS

A empresa especializada em plásticos sediada em Colónia, já dispensa os referidos químicos em 95 por cento dos seus cabos elétricos, dando aos seus clientes segurança no planeamento, mesmo no caso de uma proibição a nível europeu. Todos os cabos chainflex rotulados como “isentos de PFAS” são fabricados com materiais isentos de compostos de flúor, no isolamento, revestimento, películas, etc. Isso exclui possíveis impurezas ou por exemplo, valores limite medidos que não podem ser totalmente excluídos devido a influências externas. Isto significa que a igus já cumpre os requisitos internacionais, uma vez que em alguns países a exportação de PFAS já foi restringida e está sujeita a notificação ou autorização. “Com o selo “isento de PFAS”, oferecemos segurança aos nossos clientes e continuamos a promover fortemente a sustentabilidade na igus, dispensando compostos nocivos”, explica Rainer Rössel, Gestor de Produto dos Cabos Chainflex na igus.

Disponibilidade de mais de 1350 cabos elétricos

Os cabos chainflex foram especialmente desenvolvidos para serem utilizados em aplicações com movimento e podem ser encontrados em muitos sistemas em todo o mundo. Além do fornecimento seguro de energia nas calhas articuladas, também são utilizados em pórticos e gruas, máquinas-ferramentas e na robótica. A gama cresceu agora para mais de 1350 cabos formando uma vasta gama de cabos elétricos: a igus oferece cabos de comando, bus, dados, potência, fibra ótica e muito mais. São caracterizados pela sua durabilidade e robustez, um facto que a empresa deve, entre outras coisas, ao seu laboratório de testes. Numa área de 3.800 metros quadrados, na sede da empresa em Colónia, os especialistas da igus realizam mais de dois mil milhões de ciclos de ensaios por ano. A experiência adquirida com os testes é também a razão pela qual a empresa decidiu, há mais de dez anos, oferecer uma garantia de 36 meses para os cabos chainflex. Com base na experiência positiva, a igus aumentou o período de garantia de três para quatro anos no ano passado. “Desta forma, estamos também a melhorar a duração e a fiabilidade operacional ao comprar os nossos cabos, independentemente da questão do PFAS,” explica Rössel.

Filename: PM1224-1.jpg

Filename: PM1224-PT.docx

Filename: PM1224-PT.pdf

Palavras-chave do artigo